top of page

"Semeando Educação": CMEI Sílvia de Queiroz adere ao projeto de hortas


O Centro Municipal de Educação Infantil Sílvia de Queiroz tem aderido ao projeto "Semeando Educação", criado pela Secretaria Municipal de Educação (SMEC) de Jussara - GO pela necessidade de estimular as crianças a terem hábitos de consumirem verduras e hortaliças. A ação defende a ideia de que a inserção de hortaliças e verduras na alimentação escolar leva os educandos a consumirem alimentos saudáveis, valorizando também o meio ambiente e o conhecimento sobre o processo de germinação, o preparo da terra, as plantas e a degustação dos alimentos. Após as plantas serem cultivadas pelos alunos, as mesmas serão consumidas durante as refeições no CMEI.


Segundo a professora Eliane Ávila, diretora da instituição, o projeto foi ofertado ao CMEI pela secretária municipal de educação, professora Kelly Cristina. A ideia foi acatada e alimentada por toda a equipe, inclusive por professoras que já iniciaram os trabalhos pedagógicos interdisciplinares com os estudantes. "Semeando Educação" é uma junção entre a SMEC, Prefeitura Municipal de Jussara, FAEG, SENAR, Sindicato Rural e as unidades escolares.


A comunidade em geral também pode se voluntariar no projeto, uma vez que o objetivo é usar os alimentos produzidos para a merenda escolar e também para a própria comunidade. "Um pequeno sonho que tínhamos há muito tempo e agora abraçado pela Secretaria Municipal de Educação", enfatizou Eliane Ávila, diretora da unidade escolar.


Para a Drª Francielly Ribeiro, nutricionista da rede municipal de educação, através da implantação de hortas nas escolas é possível aumentar a oferta de vitaminas e mineiras com mais frequência, de forma que os elementos produzidos estarão frescos e sem adição de produtos pesticidas. Além disso, oferece mais saúde aos educandos. Cabe ressaltar ainda que é possível usar a horta como ferramenta de educação alimentar e nutricional de forma didática e prática.


Dentre os investimentos, nos dias 17, 18 e 19 de junho, houve oferecimento de curso de Olericultura, com emissão de certificado, no CMEI Sílvia de Queiroz. O curso capacitou a equipe com técnicas adequadas no manejo de hortaliças, visando o aumento da produção, da produtividade e da qualidade.


O projeto "Semeando Educação" está sendo realizado pela SMEC na Escola Agrícola Comendador João Marchesi (unidade referencial da ação) e CMEI Sílvia de Queiroz. Outras instituições de ensino também serão contemplados com o desenvolvimento de hortas, como a Escola Municipal Lourival de Oliveira Lobo e a Escola Municipal Izaura Maria da Silva.






0 comentário
bottom of page